Doenças Vasculares

A Importância do diagnóstico precoce em Doenças Vasculares

O diagnóstico precoce em casos de doenças vasculares tem uma função muito importante para melhorar os resultados do tratamento e a qualidade de vida dos pacientes.

Doenças vasculares, como a aterosclerose, aneurismas e a trombose venosa profunda, são condições que afetam o sistema circulatório.

Além disso, elas podem levar a complicações mais graves e até mesmo fatais caso não sejam identificadas e tratadas adequadamente desde o início.

Neste conteúdo, vamos conferir mais detalhes sobre a importância do diagnóstico precoce em doenças vasculares, como ele pode transformar o prognóstico, bem como qual é a abordagem terapêutica dessas condições.

O que são doenças vasculares e como elas acontecem

As doenças vasculares são condições que se caracterizam por afetar os vasos sanguíneos do corpo, incluindo as artérias, veias e vasos linfáticos.

Essas doenças podem comprometer o fluxo sanguíneo adequado, levando a problemas graves de saúde se não forem diagnosticadas e tratadas precocemente.

As principais categorias de doenças vasculares incluem:

Doenças arteriais

Envolvem problemas nas artérias, vasos que transportam sangue rico em oxigênio do coração para o resto do nosso corpo.

Alguns exemplos incluem a aterosclerose, em que as artérias se estreitam e endurecem por conta do acúmulo de placas de gordura podendo causar estreitamento e oclusão das artérias e os aneurismas, dilatações anormais que acontecem nas paredes das artérias e que possuem o risco de acabar se rompendo.

Doenças venosas

Já as doenças venosas, como o próprio nome sugere, afetam as veias que retornam o sangue pobre em oxigênio para o coração.

Nesses casos, os problemas mais comuns incluem, por exemplo, varizes, insuficiência venosa crônica e trombose venosa profunda (TVP).

Doenças linfáticas

Existem ainda as doenças linfáticas, que envolvem o sistema linfático, a parte do sistema circulatório que tem um papel muito importante na manutenção do equilíbrio de fluidos no corpo. 

Uma das principais e mais comuns inclui o linfedema, inchaço causado pelo acúmulo de linfa, decorrente do mau funcionamento do sistema linfático.

Como o diagnóstico precoce pode melhorar os resultados do tratamento das doenças vasculares?

O diagnóstico precoce das doenças vasculares é um pilar fundamental para melhorar os resultados do tratamento, assim como a qualidade de vida dos pacientes. Afinal, identificar essas condições ainda em seus estágios iniciais permite a realização de intervenções que podem prevenir a progressão da doença, reduzir complicações e aumentar as chances de uma recuperação bem-sucedida. Dessa forma, alguns dos principais motivos pelos quais o diagnóstico precoce das doenças vasculares melhora os resultados do tratamento são:

Prevenção da progressão da doença

Quando as doenças vasculares são diagnosticadas precocemente, é possível iniciar tratamentos que retardam ou até mesmo interrompem a progressão da doença.

Por exemplo, no caso da aterosclerose, a realização de mudanças no estilo de vida e o uso de algumas medicações podem evitar que as placas de gordura nas artérias aumentem.

Com isso, é possível prevenir o bloqueio completo do fluxo sanguíneo e a necessidade de realizar intervenções mais invasivas.

Redução de complicações

É possível evitar muitas complicações graves que podem ter relação com doenças vasculares quando ocorre um diagnóstico precoce da condição. É o caso de ataques cardíacos, AVCs e amputações, por exemplo.

Isso porque quando é possível realizar o tratamento da condição subjacente antes que ela cause danos irreversíveis, os médicos conseguem proteger os órgãos vitais e preservar a função.

Maior efetividade dos tratamentos

Os tratamentos tendem a ser mais eficazes quando é possível detectar cedo a doença. Por exemplo, medicamentos que controlam a pressão arterial ou o colesterol podem ser mais eficazes se o paciente iniciar o uso antes que as artérias fiquem gravemente comprometidas.

Possibilidade de optar por intervenções menos invasivas para tratar as doenças vasculares

Diagnosticar as doenças vasculares logo no início permite que os médicos façam o uso de intervenções menos invasivas ao invés de ter que partir para cirurgias complexas.

Desse modo, eles podem optar por procedimentos minimamente invasivos como a angioplastia e os stents, que contam com vantagens como tempos de recuperação mais curtos e menor risco de complicações.

Melhora na qualidade de vida

Pacientes que recebem um diagnóstico precoce de doenças vasculares e iniciam o tratamento adequado tendem a ter uma melhora muito maior na sua qualidade de vida.

Por isso, muitas vezes eles podem continuar com a participação normal nas suas atividades diárias e manter um nível mais alto de bem-estar físico.

Monitoramento contínuo

Com um diagnóstico precoce, é possível estabelecer um plano de monitoramento regular para acompanhar a progressão da doença e realizar os ajustes necessários no tratamento. Assim, os especialistas conseguem preservar a saúde do paciente.

Como é feito o diagnóstico de doenças vasculares?

O processo de diagnóstico de doenças vasculares geralmente envolve uma combinação de avaliações clínicas,  exames de imagem e exames laboratoriais. 

Na primeira consulta, o médico pode realizar um exame físico para detectar quaisquer sinais de problemas vasculares, como pulsos fracos ou ausentes, mudanças na cor ou temperatura da pele e presença de úlceras ou varizes. Na sequência,  pode ser realizado na própria consulta médica o exame de ultrassom doppler, que consiste em uma continuação do exame físico detalhado. 

Em alguns casos, os exames de imagem são ferramentas fundamentais, pois permitem visualizar como está o estado dos vasos sanguíneos e identificar as anormalidades.  Por isso, em alguns casos podem ser solicitados exames como tomografia computadorizada e a ressonância magnética a depender de quais são as principais suspeitas.

Por fim, os testes laboratoriais também podem ajudar na avaliação dos fatores de risco e na função geral do sistema vascular do paciente.

Por isso, podem ser necessários exames como o perfil lipídico, glicemia em jejum, hemoglobina glicada, exames de coagulação, avaliação da função dos rins e do fígado, entre outros.

Se você acredita que está sofrendo com doenças vasculares, a Dra. Priscilla Matos, especialista em cirurgia vascular e endovascular, pode te ajudar com o diagnóstico precoce.

Afinal, através dos exames e testes certos para identificar problemas vasculares, a Dra. Priscilla consegue desenvolver o plano de tratamento mais eficaz para o seu caso, garantindo a manutenção da sua saúde e evitando complicações mais sérias.

Entre em contato e agende a sua consulta para tirar as suas dúvidas e proteger a sua saúde!

mseo

Trabalho incansavelmente para garantir que meus pacientes se sintam acolhidos e encontrem o bem-estar e a qualidade de vida que merecem. Para isso, permaneço em contínuo aprimoramento técnico, aliando minhas habilidades, experiência e conhecimento às mais modernas tecnologias, oferecendo a cada paciente os melhores resultados.

fale conosco