Laser transdérmico e Laser endovenoso

Laser transdérmico e Laser endovenoso: entenda quando cada um é indicado no tratamento de varizes

Para o tratamento de varizes, qual laser é melhor: o laser transdérmico ou o laser endovenoso?

O tratamento das varizes tem avançado bastante ao longo do tempo graças ao desenvolvimento das tecnologias a laser. Elas chegaram para oferecer alternativas menos invasivas e mais eficazes para pacientes que lidam com esse problema vascular.

O laser transdérmico, por exemplo, utiliza uma luz concentrada que atravessa a pele diretamente até atingir as veias superficiais.

Já a aplicação do laser endovenoso ocorre dentro da veia por meio de uma fibra laser que a médica insere por punção minimamente invasiva.

Sem dúvida, ambas as técnicas oferecem vantagens muito interessantes em relação aos métodos tradicionais. Além disso, com orientação de uma especialista, é possível escolher o melhor tratamento para cada caso.

Neste conteúdo, vamos conhecer um pouco mais sobre como cada método funciona, quais são as suas indicações e os benefícios que oferecem para quem busca uma solução eficaz e menos invasiva para tratar as varizes. 

Então, continue a leitura para entender melhor sobre o assunto!

Laser transdérmico e laser endovenoso: como funcionam e indicações

Como comentamos, o laser transdérmico e o laser endovenoso são duas técnicas avançadas que podem ser utilizadas para realizar o tratamento de varizes. Saiba mais sobre essas abordagens a seguir:

Laser Transdérmico

O laser transdérmico costuma ser bastante comum para casos em que as varizes são mais superficiais e de menor calibre, os famosos vasinhos. 

Durante o procedimento, a médica atravessa a pele do paciente com um feixe de laser direcionado para atingir as veias afetadas.

Durante o tratamento com laser transdérmico, o feixe de laser penetra na pele e atinge diretamente a veia que está dilatada. 

No momento que chega até a veia, o laser aquece o sangue dentro dela, provocando a coagulação do sangue e a contração das paredes da veia. A modalidade mais coum de tratamento a laser transdérmico, inclui o uso adicional de escleroterapia, ou seja, a injeção de material esclerosante em conjunto com o laser. Os dois procedimentos são complementares e aumentam a eficácia do procedimento. 

Como resultado, esse processo leva à oclusão gradual da veia afetada, iniciando um processo de cicatrização que faz com que a veia se feche e desapareça com o tempo.

De modo geral, essa é uma opção de tratamento bastante interessante para pacientes que desejam evitar procedimentos mais invasivos, como cirurgias ou tratamentos que necessitam de incisões profundas. Ele é realizado em consultório e não envolve repouso ou qualquer restrição às atividades físicas. 

Além disso, o laser transdérmico é capaz de proporcionar resultados estéticos bastante satisfatórios. Dessa forma, ele minimiza o desconforto e os efeitos colaterais dos procedimentos mais tradicionais.

Com isso, alguns dos principais benefícios do tratamento de varizes com laser transdérmico incluem:

  • Mínima invasão: é um procedimento que não requer incisões, o que reduz o risco de hematomas e complicações pós-procedimento;
  • Recuperação rápida: muitos pacientes podem retomar as suas atividades normais logo após o tratamento, no mesmo dia, sem necessidade de repouso;
  • Alta eficácia: apresenta resultados eficazes no quesito de melhoria da aparência estética das varizes.

Laser Endovenoso

Por outro lado, o laser endovenoso é uma técnica minimamente invasiva com foco nas veias maiores localizadas na região dos membros inferiores, como as veias safenas.

Basicamente, esse modelo de procedimento envolve a inserção de uma fibra de laser por meio de um cateter fino diretamente na veia.

Isso é feito de forma guiada por ultrassom para garantir uma maior precisão ao longo de todo o processo.

Durante a realização do procedimento, a médica posiciona a fibra de laser dentro da veia alvo. Então, aplica-se a energia do laser gerando calor controlado capaz de causar danos térmicos à parede da veia, levando à sua oclusão.

Além disso, o calor também estimula o colágeno na parede venosa, ajudando no fechamento da veia ao longo do tempo.

As principais vantagens do laser endovenoso incluem uma necessidade menor de realizar cortes extensos, uma redução de hematomas após o tratamento e menos dor pós-operatória em comparação com procedimentos cirúrgicos convencionais.

Após o procedimento, a médica pode recomendar o uso de meias de compressão por algumas semanas. Elas ajudam no processo de cicatrização e na recuperação.

Contudo, os pacientes podem retornar às suas atividades diárias de forma mais rápida do que com procedimentos mais invasivos, como cirurgia comvencional. 

Qual tipo de laser escolher?

Escolher entre o laser transdérmico e o laser endovenoso para o tratamento de varizes depende de diversos fatores.

Como comentamos, o laser transdérmico é mais comum para casos de varizes mais superficiais e de menor calibre, como vasinhos e pequenas veias visíveis na pele das pernas.

Já o laser endovenoso é mais comum para varizes maiores e para veias safenas na região dos membros inferiores. Afinal, trata-se de um procedimento um pouco mais complexo e invasivo.

Então, geralmente é possível tratar casos mais simples de forma muito eficaz com o laser transdérmico, como varizes superficiais.

Enquanto quadros de varizes mais complexas podem necessitar do laser endovenoso para garantir melhores resultados.

Portanto, é fundamental passar por uma consulta com uma especialista para realizar uma avaliação detalhada do seu caso.

Afinal, ela poderá examinar como estão as suas varizes e recomendar o tratamento mais adequado, garantindo que você consiga alcançar os melhores resultados possíveis com o tratamento.

Trate as suas varizes com segurança e personalização com a Dra. Priscilla Matos

Para que um tratamento de varizes seja eficaz, é indispensável elaborar um plano de tratamento personalizado e adaptado para cada caso.

Então, se você deseja ter acesso a uma consulta especializada e orientação personalizada sobre o melhor tratamento de varizes, agende uma consulta com a Dra. Priscilla Matos, especialista em cirurgias vasculares e endovasculares!

Com toda a sua expertise na área, a Dra. Priscilla pode te proporcionar um plano de cuidados completo que atenda plenamente às suas necessidades. Dessa forma, é possível promover uma recuperação mais confortável e segura! 

mseo

Trabalho incansavelmente para garantir que meus pacientes se sintam acolhidos e encontrem o bem-estar e a qualidade de vida que merecem. Para isso, permaneço em contínuo aprimoramento técnico, aliando minhas habilidades, experiência e conhecimento às mais modernas tecnologias, oferecendo a cada paciente os melhores resultados.

fale conosco